As custom apareceram como tais assim que se popularizou a modificação por parte dos seus usuários (principalmente das marcas norte-americanas Harley Davidson e Indian), depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
1946 Harley Davidson Knucklehead
1948 Indian Chief
Dentro do universo das motocicletas custom existem infinidade de estilos bem diferenciados pelo tipo de modificações que às submetem, nível de modificação, etc, e que se subdividem por sua vez em diversos gêneros menos definidos.
Alguns dos principais tipos de custom são os seguintes:
Cruiser: Do Inglês “Cruise”, referindo-se a que está preparada para percorrer grandes distâncias a velocidades médias (de cruzeiro). São as Custom por excelência, de origem e sem modificações estruturais. Sua morfologia responde a uma moto longa e baixa, com grande distância entre eixos, guidom largo, tanque de combustível de grande capacidade e para-lamas envolventes. A postura de condução, dada a ergonomía que apresenta, é relaxada, com as costas retas ou ligeiramente inclinada para atrás, os braços relaxados e as pernas estendidas.
Com freqüência acrescentam-se-lhes parabrisas e alforges de couro ou malas rígidas(Dependendo da customização uma Cruiser, pode tornar-se uma Bagger). Hoje em dia, praticamente todos os modelos custom do mercado respondem à definição de uma cruiser.
Victory Hard Ball (Cruise)
HD Fat Boy (Bagger)
Bobber: Aparecem na década dos 40, e geralmente criam-se a partir de motocicletas das marcas presentes na época nos Estados Unidos e Grã-Bretanha (Harley Davidson, Indian e Triumph principalmente). Foram criadas no inicio por ex-soldados que voltaram da 1º Grande Guerra. Caracterizam-se por serem baixas e longas, em inglês “long and low”, ter as duas rodas de igual diâmetro e normalmente mesma espessura. Costumam ter pneus de banda branca, e normalmente montadas em rodas clássicas.
Pelo geral, desmontam-se os para-lamas dianteiros, alteram ou simplificam os tubos de escape envolvendo-os com fita de amianto (muito característico). Não se modifica o chassis original. Quanto aos guidões, há várias tendências, com guidões largos tipo “Flyer”, altos tipo “Ape Hanger”, curtos e retos, etc. A parte destas modificações, se personaliza a pintura, detalhes mecânicos e acessórios ao gosto dos rockers da época. Usam-se cores sóbrias como o negro, tons de metal, etc, predominando os cores foscas. Aparece timidamente a aerografia com motivos herdados sobretudo dos bombardeiros da Segunda Guerra Mundial (pin-ups), ou referências ao Rock and Roll, Rockabilly e Blues. As bobbers são as antecessoras das chopper, e existem diversas classificações segundo a forma e longitude do para-lama traseiro, tamanho do tanque de combustível, altura do chassis com respeito ao solo, etc.
HD Knucklehead (Bobber Americana)
Triumph TR6C (Bobber Britanica)
Rat-Bike: É difícil determinar quando aparece esta vertente do custom, já que consiste na modificação ou criação de motos a partir de peças de desgastadas e velhas, acessórios oxidados de outras máquinas alheias ao motociclismo (às vezes surrealistas), e em definitiva fazer que a motocicleta funcione corretamente, mas com um aspecto decadente, sujo e velho. Utiliza-se pintura negro fosco ou verde militar e evidentemente, não utiliza peças cromadas. Em ocasiões, alguns construtores têm chegado a criar óxido para vertê-lo sobre algumas de suas peças. Estas motos podem ter relação com as máquinas do filme Mad Max. Uma das "regras" mais difundidas entre as Rats é nunca utilizar peças novas quando necessaria reposição.
Chopper: chama-lhas assim pelo verbo inglês “to chop” (cortar), já que corta-se ou desmonta da moto tudo considerado supérfluo. Aparecem no final dos anos 60 nos Estados Unidos e caracterizam-se por ser motocicletas delgadas, baixas pela parte de atrás e altas pela parte frente, com garfo dianteiro alongado… muito longo (às vezes exageradamente), a roda do dianteira menor e a roda traseira bem mais grossa. O Chassis é modificado ou criado especialmente para converter a moto em uma chopper. Os guidões originais costumam substituir-se por “Ape Hanger”, chamados assim porque dada sua altura obrigam a manter os braços no alto e dão a impressão de que o piloto vai pendurado neles. Mas basicamente é muito fácil reconhecer uma chopper por vários fatores principais: Chassis estreitos e longos, bem mais altos na dianteira do que a traseira, tanques de combustível relativamente pequenos em respeito a moto original, suspensões traseiras rebaixadas ou inexistentes (Rabo Duro), grafos longos e muitas vezes com suspensões de berços (Springer). A pintura costuma ser colorida e ter muitas peças cromadas. A aerografia está muito presente ao longo de toda a moto.
Chopper Old School, anos 60/70
Chopper New School
Scrambler: O estilo scrambler nasceu na Europa na década de 60. Eram as antepassadas das motos trails. Caracterizavam-se por serem robustas, potentes, além de ágeis e de fácil condução. A marca registrada é o escape lateral, teoricamente para superar riachos e trechos alagados. Geralmente eram motocicletas de uso street que eram adaptadas ao uso on/off-road.
Moto Guzzi
Triumph
Café Racer: O estilo motociclístico nasceu na Inglaterra nos anos 60, que consistia basicamente em pegar as motocicletas e “pelar elas” ou seja, deixar somente com acessórios básicos, o que realmente era preciso para correr. A meta era atingir os 180 km/h com as máquinas, geralmente um percurso traçado que começava e terminava em frente a pubs e bares da época, os corredores se posicionavam na linha de largada, uma música era colocada tocar em um jukebox e os corredores teriam que terminar o percurso antes da música terminar.
Norton
Triumph
Foram projetadas para motociclistas que apreciam o estilo custom, mas querem alto desempenho.Como mas custom são largas, baixas e posição comfortavel de pilotagem, mas levam em conta o espirito esportivo, rodas de liga, despojo nos cromados e potencia no motor.
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